PCR em Tempo Real (ou qPCR): Qual a diferença no diagnóstico?

Qual a diferença? 

O PCR em tempo real é mais sensível e específico do que o PCR comum, resultando num diagnóstico mais preciso e correto. Amostras com baixa quantidade de patógenos podem dar um falso negativo no PCR comum, enquanto nós conseguimos detectar como positivo no PCR em tempo real. Dessa forma, fica mais fácil para os profissionais que estão requisitando os exames garantir para seus pacientes um resultado completo e seguro.

 

O que é a PCR em Tempo Real?

A tecnologia de PCR em Tempo Real (qPCR) é uma evolução do método de PCR (Polymerase Chain Reaction ou Reação em Cadeia da Polimerase). Seu princípio se baseia na duplicação de cadeias de DNA repetidas diversas vezes, gerando uma amplificação exponencial do DNA da região alvo com milhões de cópias desta. A PCR em Tempo Real difere da PCR comum na detecção do material amplificado na reação, que é realizada por fluorescências específicas durante a reação. Essa fluorescência permite uma detecção 100 vezes melhor do produto que a PCR comum. No diagnóstico, amplificamos a região de um gene do patógeno de interesse, detectando se este está presente ou não na amostra. Dependendo da fase da doença e da amostra utilizada, o animal pode apresentar alta quantidade de patógenos ou não, influenciando muito o resultado observado. Por essa razão, é fundamental escolher um teste que consiga detectar um baixo nível do patógeno em questão e que não apresente reação cruzada com outros possíveis patógenos na amostra. Nesses quesitos, a detecção do material genético pela PCR em Tempo Real torna esse método uma referência no diagnóstico de muitas doenças.  

 

Ainda temos cuidados extras em nosso laboratório:

- O preparo dos reagentes da reação é realizado em capela de fluxo laminar de uso exclusivo para essa finalidade; 
- Os reagentes utilizados são das melhores marcas do mercado;
- Toda bateria de exames é feita com um controle negativo e outro positivo previamente caracterizados.
- Realizamos periodicamente uma reação de PCR em tempo real para detectar DNA constitutivo de células de cães e gatos (gene GAPDH).

Qualquer dúvida a respeito de nossos exames entrem em contato: (14) 99624-0385.