A HyPP é uma abreviação do inglês para hyperkalemic periodic paralysis, em português, paralisia periódica hipercalêmica. A HyPP acomete cavalos das raças Quarto de Milha, Appaloosa e Paint Horse. Essa enfermidade afeta, principalmente, animais da linhagem de conformação, embora tenha sido encontrada nas linhagens de trabalho e corrida. Por ser uma doença autossômica dominante, os cavalos com somente uma cópia de DNA mutado (HyPP/N) podem apresentar sinais da doença. Animais que são homozigotos para HyPP (HyPP/HyPP) apresentam sinais mais graves da doença. A HyPP se manifesta em episódios de crises, que duram de 30 minutos a 1 hora, durante esses episódios os animais apresentam, tremores, fraqueza muscular, chegando algumas vezes a ficar em decúbito, dificuldade respiratória e insuficiência cardíaca que, eventualmente, podem levar ao óbito. Os canais de sódio controlam a contração das fibras musculares. Em animais normais esses canais se abrem para permitir uma rápida despolarização da membrana, na fase inicial do potencial de ação e se fecham quando a membrana é despolarizada. Nos animais com a mutação no gene SCN4A os canais de sódio permanecem abertos afetando transporte de íons na membrana das células musculares esqueléticas aumentando a permeabilidade do sódio e dificultando a repolarização. Cavalos com HyPP possuem musculatura bem desenvolvida, essa característica bem desejada em animais de conformação facilitou a disseminação da doença. Estima-se que em torno de 4% dos cavalos QM dos Estados Unidos possuem a mutação causadora de HyPP e dentro da linhagem de conformação essa porcentagem sobe para 56% naquele país. Dados similares são encontrados no Brasil, onde 4% dos cavalos QM possuem a mutação e quando se considera somente os animais de conformação essa frequência sobe para 31%. Não existe cura para a HYPP, geralmente o objetivo é diminuir a frequência dos episódios de crise. Para isso deve-se diminuir o teor de potássio da alimentação, uma das medidas por exemplo, é interromper o fornecimento do feno de alfafa, pois este, é rico em potássio e preferencialmente deve-se alimentar os animais com volumosos de gramíneas. Objetivando o controle da disseminação do gene mutado da HyPP, assim como o que ocorre nos EUA, a Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) impôs algumas restrições para o registro de animais descendentes do garanhão Impressive. Tornou compulsório, desde 2004, o teste genético para os animais descendentes do Impressive e proibiu o registro de animais homozigotos para HYPP desde de 2007.
• MATERIAIS A SEREM TESTADOS: sangue total em EDTA (mínimo de 2 mL); bulbo piloso de crina ou cauda (mínimo de 30 fios com bulbos pilosos e colocados em envelope de papel individual, contendo identificação do animal, exame e a requisição gerada no sistema online).
• ARMAZENAMENTO E ENVIO: sangue deve ser mantido em geladeira, com temperatura entre 2 e 8ºC, mas pode ser enviado a temperatura ambiente, contanto que o transporte não ultrapasse 4 dias. Amostra de bulbo piloso deve ser mantido a temperatura ambiente, sem umidade. Não recomendamos o armazenamento de bulbos em sacos plásticos.
• PRAZO: após o recebimento e confirmação do pagamento, prazo de até 15 dias úteis.