Testes Genéticos : Ovino

Laboratório de Diagnóstico Molecular Veterinário com mais de 15 anos de experiência!

Pesquise pelo Nome

Exames Individuais para Testes Genéticos: Ovino

Dermatosparaxia em animais é uma doença autossômica recessiva do tecido conjuntivo caracterizada por fragilidade e hiperextensibilidade cutânea. A doença em ovinos White Dorper é provocada pela mutação c.421G>T no gene ADAM metalopeptidase com trombospondina tipo 1 motif, 2 (ADAMTS2). Esta mutação quando em homozigose (presença de dois alelos mutantes, MM) é responsável pela formação de um códon finalizador prematuro, o qual produz a enzima ADAMTS2 inativa, levando ao processamento inadequado do pró-colágeno em colágeno. Consequentemente, os animais com esta mutação apresentam os sinais clínicos de dermatosparaxia. Embora não provoque diretamente a morte do animal, a dermatosparaxia em sua forma grave é uma enfermidade considerada letal uma vez que as extensas feridas presentes ao nascimento ou poucas horas após se infeccionam facilmente podendo levar a um quadro de septicemia e morte dos cordeiros. Visto que não há tratamento, diversos países, adotam testes comerciais, que identificam o SNP c.421G>T no gene ADAMTS2 como medida de controle para dermatosparaxia em ovinos da raça White Dorper.

• PREVISÃO: após o recebimento e confirmação do pagamento, prazo de até 15 dias úteis.

A microftalmia ovina hereditária autossômica recessiva MHT (Microftalmia Hereditária em ovinos Texel) é uma desordem congênita caracterizada por olhos pequenos e cegueira total recém-nascidos como resultado de anormalidades oculares no desenvolvimento fetal. A condição pode ocorrer em várias espécies de mamíferos, incluindo seres humanos. Em ovinos, a microftalmia ocorre predominantemente no Texel como uma doença hereditária autossômica recessiva e é causada por um polimorfismo de nucleotídeo único c.338G> C (SNP) no gene Homeodomain 3 emparelhado (PITX3). Quando em homozigose, esse polimorfismo leva ao desenvolvimento anormal da vesícula da lente no período de desenvolvimento do olho embrionário, estágio caracterizada pela formação do cristalino. A doença foi descrita pela primeira vez em Texels europeus na década de 1950 e já foi caracterizada no Brasil. 

• PREVISÃO: após o recebimento e confirmação do pagamento, prazo de até 15 dias úteis.

O nosso Laboratório de Diagnóstico Molecular Veterinário foi um dos primeiros laboratórios em centros universitários no Estado de São Paulo a trabalhar com Biologia Molecular na área de Medicina Veterinária. Nós somos um dos pioneiros em pesquisas envolvendo amplificação de DNA na área de Medicina Veterinária no Brasil. Continuamente melhoramos nossas metodologias e técnicas usadas na amplificação de DNA que pode ser aplicada a detecção de agentes em enfermidades infecciosas.

SOLICITAR EXAME ENTRAR EM CONTATO